naugurando este blog nada mais logico e justo que a primeira postagem, esclarecesse o que vem a ser a Balística, então vamos lá:
Balística é a disciplina que estuda o movimento dos projeteis dentro e fora das armas de fogo, o efeito causados por seu impacto bem como os fenômenos do tiro.
Entenda-se por tiro os fenômenos ocorridos dentro da arma de fogo a partir do momento em que se aciona o gatilho ate o momento em que o projetil sai do cano, envolvendo o mecanismo de disparo da arma bem como os componentes químicos da munição e os efeitos dos gases provenientes da queima da pólvora.
A balística se divide em três setores de estudo que são:
- Balística Interna Estuda as armas de fogo seus mecanismos, a munição e os fenômenos que ocorrem na arma do momento em que se aperta o gatilho ao momento em que o projetil sai pela boca do cano.
- Balística Externa Estuda o voo dos projeteis desde que sai da boca do cano ate o momento em que termina seu trajeto.
- Balística Terminal Estuda o resultado do impacto dos projeteis.
A balística interna e externa esta ligada tanto a estudos de física quanto de química, já a balística terminal alem de estar ligada a física esta diretamente ligada a medicina legal que é de onde se originou a balística.
Quando a balística é empregada em situaçoes onde existe ou pode existir, uma relação com infrações penais ela é chamada de Balística Forense, e passa a ser uma disciplina da criminalística; a balística forense usa os conhecimentos da balística para identificar através de exames a autoria da infração penal.
Como vocês já devem ter percebido, a balística é uma disciplina muito abrangente o que a torna complexa, abordarei neste blog um pouquinho de cada coisa, dentro do possivel, assim esclarecendo alguns pontos e trazendo curiosidades sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário