domingo, 25 de fevereiro de 2018

UM FN FAL CHAMADO IMBEL IA-2


Esta postagem tem intuito de fazer um breve comentário sobre algumas inovações interessantes e acertadas no projeto Belga do FAL feito pela Imbel, batizado de IA-2


A primeira e mais importante delas foi o aprimoramento no sistema de coleta aproveitamento de gases onde, a IMBEL substituir o anel de escape de gases e o sistema de embolo e cilindro que ia do regulador de escape de gases ate a caixa da culatra, por um cilindro pequeno conectado a uma haste que vai ate a caixa da culatra sendo que o pequeno cilindro se move ficando embolo parado. Sistema muito semelhante ao adotado no HK 416

Novo sistema de gases composto por regulador de escape
 de gases cilindro, embolo e mola do embolo.


Isto eliminou a maior fonte de problemas no FAL causados por mau aproveitamento de gases e inúmeros vazamentos que eram causados pelo sistema original do FAL, sem contar no anel regulador de escape de gases que poucos operadores sabiam como justá-lo corretamente, diminuindo drasticamente as falhas de extração e problemas relacionados à ciclagem.




O segundo aperfeiçoamento que merece destaque é o eixo da cavilha e cavilha que no FAL erra um parafuso (cavilha) rosqueado dentro de um pequeno tubo (eixo da cavilha) a mudança implica em uma melhor estabilidade da arma já que ela é montada em duas partes sendo que a maça de mira fica na metade composta pelo cano e caixa da culatra e a alça de mira noutra parte composta pela armação e coronha; a cavilha e eixo da cavilha do FAL costumam afrouxar após alguns tiros o que ocasiona uma folga da caixa da culatra com a armação causando desalinhamento do aparelho de pontaria.



A cavilha e eixo da cavilha agora não têm rosca, são duas peças uma se encaixa dentro da outra sendo que a cavilha tem uma haste de um lado que é o retém do carregador deste modo trava na armação da arma impedindo-a de rodar, do outro lado é travada por um anel que fica sob pressão de uma mola, folga zero e desmontagem infinitamente mais fácil.



O sistema de chaveta do tricô da armação foi substituído por um pino eliminando um punhado de peças desnecessárias e facilitando a abertura da arma.
Basta empurrar o pino de um lado e puxar pelo outro.


O retém do ferrolho foi reposicionado em um
local ruim desconfortável e de difícil acesso.

O IA-2 teve como base o Fuzil MD97 da IMBEL projeto esse desenvolvido com a finalidade de utilizar o calibre 5.56mm na plataforma FAL desta forma a IMBEL utilizou sistema de ferrolho do AR15 bem como carregador, funcionou.
Por isso o sistema impulsor do ferrolho/ferrolho/percussor/ permanece exatamente o mesmo do fuzil IMBEL MD97 com ferrolho e percussor originário do AR15.


O sistema de gatilho e martelo continua exatamente o mesmo do FAL apenas uma pequena mudança no registro de tiro e segurança para melhorar a ergonomia.

1.      Registro de tiro e segurança
2.      Mola do martelo
3.      Guia da mola do martelo
4.      Tubo da mola do martelo
5.      Placa suporte dos eixos
6.      Eixo do martelo
7.      Martelo
8.      Eixo do gatilho intermediário
9.      Gatilho intermediário
10.  Gatilho



























Nenhum comentário:

Postar um comentário